As BOMBAS SUBMERSÍVEIS, como seu nome sugere, são BOMBAS CENTRIFUGAS projetadas para serem imersos no próprio líquido de operação; podendo operar de forma temporária (instalação móvel) ou não (instalação fixa).
Seu projeto seguem as principais concepções utilizadas nas BOMBAS CENTRÍFUGAS para Esgoto, ou seja, são BOMBAS ROBUSTAS, utilizando ROTORES com passagem de sólidos e fibras ou com sistema de TRITURADOR. Devido sua aplicação, são fabricadas em materiais resistentes para garantir maior vida útil, mas apesarem de ROBUSTAS são equipamentos de forma compacta, afim de facilitar sua instalação nos poços, utilizando o conceito das BOMBAS MONOBLOCO, mas que felizmente não problemas de limitação por causa potência com ocorre nessas, já que as SUBMERSÍVEIS usam MOTORES ELÉTRICOS de fabricação própria.
Diferente das BOMBAS SUBMERSAS, que só podem operar com água, as SUBMERSÍVEIS permitirem sua aplicação não só em água, o que não é muito usual devido sua concepção de construção, mas também em diversos outros fluídos; principalmente os que contenham sólidos em suspensão e ou fibras.
Devido sua operação imersa, utilizam MOTORES DE GRAU DE PROTEÇÃO IP68, podendo também ser dotadas de diversos sensores, variando conforme capacidade operacional e fabricante. Alguns exemplos de sensores comuns são os de temperatura e umidade para que se tenha informações em tempo real de seu funcionamento afim de detectar falhas e quebras; já que quando imersa não se tem visão de sua condição operacional.
Sua instalação pode ser dividida em dois tipos, Instalação Fixa e ou Instalação Móvel, característica que é definida principalmente pela capacidade operacional do CONJUNTO:
As BOMBAS de Instalação Móvel são as que possuem menor de capacidade operação (VAZÃO E ALTURA MANOMÉTRICA), logo são conjuntos ainda menores, mais leves, onde possibilitam serem içadas por corrente e lançadas ao fluido e que são utilizadas apenas para esgotamento e drenagem.
As Instalações Fixas dispõem de uma série de ACESSÓRIOS além do CONJUNTO MOTOBOMBA, afim de ancorar a bomba em seu local de instalação, garantir sua fixação, sendo composto geralmente por CURVA DE ANCORAGEM, TUBOS GUIAS, SUPORTES PARA TUBO GUIA E CORRENTES e utilizada em bombas de maior capacidade, sendo partes cruciais em sistemas de bombeamento.
Conforme dito acima, seu principal uso é em líquidos que contenham sólidos ou fibras em suspensão, sendo utilizadas principalmente em:
Elevatórias de Esgoto Bruto,
Estações de Tratamento de Esgoto,
Drenagem de Águas Pluviais e Efluentes,
A BOMBEMI com seus quase 10 anos de mercado, já dimensionou e entregou os mais diversos tamanhos de BOMBAS SUBMERSIVEIS, com diferentes capacidades de vazão, alturas manométricas e materiais, adaptáveis a diversas necessidades e condições de trabalho, tanto fixas ou móveis. Tem dúvidas ou deseja saber mais sobre as bombas submersíveis que oferecemos? Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a escolher a solução perfeita para sua necessidade