BOMBAS AUTOESCORVANTE E RE-AUTOESCORVANTE

As BOMBAS RE-AUTOESCORVANTES como as linhas E, EP, ESH, EL, AEX, também são um tipo de BOMBA CENTRIFUGA que no qual foi popularizada pela antiga Fabricante ESCO. Como seu nome sugere, são BOMBAS que tem a capacidade de realizar a escorva de forma autônoma ou através da preservação da mesma a cada final de operação.

A escorva é um procedimento padrão para todo tipo de BOMBA DE SUPERFÍCIE, ou seja, que fique fora do líquido de operação e que no qual tenha sua sucção negativa, ou seja, que a BOMBA esteja acima do nível do fluido a ser bombeado. O processo de escorva consiste no preenchimento da VOLUTA da BOMBA com líquido afim de retirar todo ar ou gás existente da tubulação de sucção e área interna da bomba; permitindo que o ROTOR opere em plena capacidade, dando pontapé inicial de operação. Esse procedimento garante que a bomba não “rode a seco”, o funcionando prolongado a seco, sem liquido na VOLUTA da BOMBA, resulta em sérios danos aos COMPONENTES INTERNOS da mesma.

As BOMBAS de projeto RE-AUTOESCORVANTE como nome sugere, possuem a capacidade de efetuar sua escorva de forma autônoma. Essas bombas contam com VÁLVULAS DE ALIVIO DE AR, que tem por função ejetam o ar e ou gases existentes na tubulação de sucção e na área interna da VOLUTA, resultando em uma zona de baixa pressão dentro da mesma fazendo com que fluido a ser bombeado seja empurrado para seu interior e a a preenchendo; resultando no processo de escorva que é feito a cada nova partida, sem qualquer tipo intervenção humana. Outro detalhe deste sistema é fato de dispensar o uso de VÁLVULAS DE RETENÇÃO e outros arranjos na sucção, sendo necessário apenas obedecer a subgerência mínima afim de não haver formações de vórtice na sucção da bomba e assim não comprometer a operação.

O sistema de RE-ESCORVA AUTOMATICA pode vir atingir sucção negativa de alturas até 7 metros; variando conforme tamanho e rotação do CONJUNTO para a condição operacional existente.

A VOLUTA das BOMBAS RE-AUTOESCORVANTE além de possuir design para acomodar liquido, dispõe de um FLAP interno que no qual tem a função de reter o máximo liquido em seu interior, após desligamento do CONJUNTO; podendo dispensar ou agilizar o processo de RE-ESCORVA na próxima partida.

O ROTOR por ser do TIPO ABERTO admite sólidos de até 03” (76 mm), sendo que este tamanho varia conforme tamanho da BOMBA dimensionada; característica essa que permite o uso deste tipo de BOMBA em diversas situações como transferência, esgotamento, drenagem de áreas inundadas, entre outras, mesma que ainda haja a presença de sólidos.  Os ROTORES também não requerem usinagem para que se adeque ao ponto operacional do projeto como ocorre nas BOMBAS CENTRIFUGAS comuns, pois a característica operacional do conjunto é definida pela ROTAÇÃO DA BOMBA, podendo ser utilizado INVERSORES DE FREQUÊNCIA ou sistema de CORREIAS E POLIAS para obtenção da ROTAÇÃO adequada.

VEDAÇÃO através de SELO MECÂNICO robusto, podendo ser lubrificado pelo próprio liquido ou por água de fonte extena.

Quanto a MANUTENÇÃO, são bombas que facilitam a realização da mesma, por serem bombas MANCALIZADAS, dispõe do sistema de construção BACK PULL OUT, que permite a manutenção do equipamento sem efetuar a desmontagem do mesmo da tubulação, além de que contam com TAMPAS DE INSPEÇÃO que permite acesso a parte interna, facilitando a verificação das condições de desgaste do ROTOR, PLACAS DE DESGASTE, FLAP bem como limpeza e troca dessas PEÇAS.

Por possuírem CONSTRUÇÃO MANCALIZADA, estas podem ser encontradas também na versão embarcada, montada em SKID, carreta, sendo cabinadas ou não, permitindo uso de MOTORES A COMBUSTÃO para serviços de LOCAÇÃO.

As BOMBAS AUTOESCORVANTES, por sua vez, não dispõem de sistema de escorva autônoma descrito acima. Essa linha das bombas tem suas VOLUTAS projetadas, podendo ter FLAP interno ou não, de modo que ao final de cada operação, parte do liquido bombeado permaneça aprisionado no interior da VOLUTA e em quantidade suficiente para que a partir da próxima operação não seja necessário a realização de escorva manual, ou seja, é necessário que seja efetuada uma primeira escorva manual em sua partida diferente das BOMBAS RE-AUTOESCORVANTES. Logo também não tem grandes capacidades de sucção negativa, devido ao seu projeto, são bombas de menores capacidades, podendo inclusive serem encontradas em versões MONOBLOCO, com MOTORES ELÉTRICOS ou a COMBUSTÃO.

APLICAÇÕES:

Estações Elevatórias de Esgoto

Estações de Tratamento de Água e Esgoto

Efluente Industriais

Transporte e pulverização de líquidos fertilizantes e esterco Animal

Áreas de Inundações e Drenagem

Massa de Papel

A BOMBEMI com equipe técnica dedicada e de larga experiência tem fornecido com sucessos diversas BOMBAS RE-AUTOESCORVANTE e AUTOESCORVANTE nas mais diferentes montagens e versões, garantindo confiabilidade na aplicação, consulte-nos agora, conte conosco para realizar o dimensionamento e orçamento para seu projeto.

Entre em contato conosco agora, nos envie sua demanda, conte conosco para sua orçamentação, adquira sua BOMBA AUTOESCORVANTE OU RE-AUTOESCORVANTE conosco!

Fale conosco:

Nossos canais de e-mail:

Fomulário para contato:

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Fixo ou Móvel
Seu melhor e-mail
Click or drag a file to this area to upload.
Rolar para cima